Mais de 300 mil pessoas visitaram a 47ª Exposição Agropecuária do Estado do Acre (Expoacre) de 2022, durante as nove noites de feira, de acordo com levantamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A última noite de exposição foi a que teve o maior número de público, com 42 mil pessoas, das quais 19 mil entraram apenas pelo portão da frente.
Segundo o coordenador de Integração Operacional da Sejusp, coronel Glayson Dantas, somente na noite gospel, que contou com a participação da cantora Bruna Karla, mais de 40 mil pessoas visitaram e participaram dos eventos da feira agropecuária.
Para chegar à estimativa de público, desde o terceiro dia de feira, as forças de segurança passaram a testar um novo aplicativo, colocado no portão principal do parque de exposições, que ficou responsável por fazer a contagem da entrada de pessoas. “Trata-se de um sistema de câmeras que faz uma contagem mais aprimorada. Desde o primeiro dia da feira as forças de segurança locais buscam levar mais segurança e tranquilidade ao público presente e, por isso, tivemos novas tecnologias sendo testadas ao longo dos nove dias, sendo uma delas esse sistema de câmeras”, afirmou o coordenador.
Como o sistema foi instalado somente na entrada principal, sem contar com as entradas laterais dos estacionamentos, o coronel destacou que, a partir da contagem da principal, se fez uma média de público diário. “Em dias de show, mais de 40 mil pessoas estiveram presentes”, informou.
Para se ter uma ideia, somente na entrada principal, no dia 30 de julho, primeiro dia de feira, foram contadas mais de 13,5 mil pessoas. No dia 31, mais de 13,6 mil. No dia primeiro de agosto 17,8 mil; no dia 2, 12,8 mil pessoas; no dia 3, 12,8 mil; no dia 4, 13,9 mil pessoas; e no dia 5, 16,1 mil.
Volume de negócios ultrapassou os R$ 130 milhões
Conforme balanço parcial divulgado pelo governo do Estado, a maior feira de negócios e entretenimento do estado foi além da meta estabelecida pela organização do evento. Até a noite deste domingo, 7, o balanço financeiro tinha ultrapassado a casa dos R$ 130 milhões.
“Mesmo diante das muitas incertezas que estamos passando, a Expoacre superou todas as expectativas. Os números provam o sucesso da feira”, afirmou o governador Gladson Cameli.
Para o secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo, a 47ª edição da feira se consolidou não só como um marco econômico, mas com a grande participação do público. “A nossa missão era fazer a maior Expoacre de todos os tempos. Com muito trabalho e dedicação, tenho certeza que a missão foi cumprida”, declarou.