O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto. Em Rio Branco, os dados sobre este problema de saúde pública são alarmantes: segundo dados divulgados pela Prefeitura de Rio Branco, somente de janeiro a julho deste ano, foram notificados cerca de 140 tentativas de suicídio entre jovens e adolescentes, na Capital.
Visando contribuir com ações de conscientização e prevenção em relação ao tema, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, está à frente de uma campanha municipal, com foco nos estudantes das escolas públicas. Nesta semana, o prefeito se reuniu com o conselheiro Ary Oliveira, do segundo Conselho Tutelar do município, para tratar dos últimos ajustes referentes ao lançamento do “Setembro Amarelo”.
”É um número muito pesado, muito crítico, e nós precisamos fazer alguma coisa. O Conselho Tutelar puxou o projeto, todas as secretárias adotaram a causa, e a gente vai buscar fazer a conscientização nas escolas. A prefeitura está fazendo o que pode na área do atendimento, porque esse é um problema sério, que a gente precisa enfrentar, e enfrentar de frente”, enfatizou Bocalom.
O conselheiro Ary Oliveira destacou sobre a relevância de a prefeitura estar empenhada nessa ação tão importante em nível nacional, que é a prevenção ao suicídio.
”Hoje nós já identificamos que temos adolescentes e até crianças cometendo suicídio ou tentando. Essa campanha vem ao encontro para que a gente possa frear esses acontecimentos, e sobretudo ter a prefeitura como parceira nesse processo”, destacou o conselheiro.