Nesta segunda-feira, 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi instituída com o objetivo de reforçar as ações e mobilização da população para os danos causados à saúde, em decorrência do tabagismo.
Em Rio Branco, segundo levantamento feito pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), ao menos 53 mil pessoas são fumantes.
No percentual, também estão incluídos os fumantes passivos, que são pessoas quem não fumam, mas estão expostas à fumaça do tabaco.
A pesquisa também revelou que, em 2020, o uso do cigarro na capital acreana era de 11,5%. Em 2021, esse número subiu para mais de 13%.
De acordo com pneumologistas, médicos responsáveis por diagnosticar e tratar doenças pulmonares, o consumo de cigarro está relacionado quase à totalidade dos cânceres de pulmão, sendo também fator de risco para o câncer de bexiga, de intestino, de próstata e de boca, além de outras doenças.
O tabagismo é considerado uma doença e, por isso, precisa de acompanhamento especializado. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).