A psicóloga acreana Mirla Dias, especialista em intervenção precoce no autismo, é a primeira brasileira a se certificar no método chamado Impact, destinado ao treinamento de pais de crianças com Transtorno do Especto Autista (TEA), de um a seis anos. Para esclarecer o assunto, a profissional concedeu entrevista nesta terça-feira, 2, à Rádio Gazeta 93FM.
O método Impact foi desenvolvido no Estado Unidos, tem o objetivo de orientar os pais de crianças autistas, para que dessa forma, aprendam a estimular o desenvolvimento de seus filhos durante suas rotinas sem precisar fazer grandes alterações, por exemplo, em meio as brincadeiras.
Conforme a a psicóloga, um dos diferenciais do Impact, é que ele pode ser realizado à distancia. Desta forma, pessoas do interior teriam a possibilidade de acesso com maior facilidade.
“Eu encontrava muitas vezes dificuldade em como orientar os pais, já com o método Impact obtive melhores resultados (…) O método não exclui a necessidade de outras terapias com profissionais, é algo que vem a complementar, vejo com o diferencial a forma que os país são incluídos no processo, aprendendo com avaliar o desenvolvimento da criança, assim descobrindo quais objetivos devem ser trabalhados na criança e participando ativamente nas escolhas terapêuticas”, afirmou Mirla.
Interessados em obter mais informações sobre o método podem estar entrando em contato através das redes sociais IG: @autismoeterapia.ac.