A Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre (FTSP-AC) – composta pelas polícias Civil, Federal e Militar – cumpriu na manhã do sábado, 06, dois mandados de busca e apreensão na capital acreana, em mais uma ação de combate a organizações criminosas.
Segundo a Polícia Federal (PF), que coordena a Força-Tarefa, as investigações se iniciaram em agosto de 2022, quando a equipe de investigação recebeu informação do Assessoria de Inteligência da Polícia Militar do Estado do Acre e Centro Integrado de Inteligência em Segurança Pública, de que duas pessoas vinculadas à uma facção criminosa estariam armazenando material ilícito em suas residências.
Após a informação, foi possível identificar os investigados e associar à facção criminosa. Durante buscas na casa de um dos suspeitos, no bairro Conjunto Esperança, os agentes encontraram uma cédula de R$ 420, em uma clara sátira.
Ainda conforme a PF, o que mais chamou a atenção dos agentes, foram os desenho com referência a maconha e bicho-preguiça estampados na nota. No outro lado da cédula falsa, a Efígie da República aparece soltando uma fumaça pela boca. Mesmo não havendo crime por não se tratar de falsificação, uma vez que não existe no Brasil uma nota no referido valor, a cédula foi devidamente apreendida.
Os envolvidos responderão pelos crimes de integrar organização criminosa armada, previsto no Art. 2º, §º 2º, § 4º, inciso I, da Lei n. 12.850/2013.