Acabaram as especulações! A chapa majoritária da Federação da Esperança no Acre, formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV), é encabeçada pelo ex-senador Jorge Viana, na disputa ao governo do Acre, tendo Marcus Alexandre como vice e a ex vice-governadora do Acre, Nazaré Araújo, concorrendo ao Senado.
A chapa “dos sonhos” de muitos petistas foi confirmada durante a convenção da Federação Esperança do Acre, na noite desta sexta-feira, 5, e está sendo considerada um momento histórico pela militância e, no meio político, uma estratégia muito bem articulada – e inesperada – das lideranças petistas, dada a sequência de acontecimentos nas últimas semanas.
“Não existe uma energia mais forte que a energia que vem do coração. Cada pessoa que está aqui sabe da nossa expectativa por uma frente que tire o Acre desse estado de miséria em que ele se encontra agora. E quando o Jorge disse que seria o candidato a governador e me fez o convite para estar junto com ele e o Marcus, a liderança dessa chapa majoritária, eu que aceitava o desafio”, declarou pré-candidata ao Senado, Nazaré Araújo.
Aclamado pela multidão, que compareceu a convenção da Federação Esperança, Jorge Viana por não ser indiferente à população nesse momento. “Até ontem eu era candidato ao Senado, mas, não tem um dia que eu saia de casa que não tenha alguém perto de uma lixeira atrás de algo para comer. Essas pessoas não tem nenhum tipo de política pública, estão abandonados como animais. Eu sentei sozinho no meu escritório e pedi orientação de Deus”, disse.
Segundo Jorge, a chapa foi pensada nas últimas horas. “Vocês não queriam um governador? Então, agora temos dois. Porque se o povo do Acre me der a chance de ser mais uma vez governador, nós vamos trabalhar como dois governadores´”, destacou.
Em sua fala, Marcus Alexandre, destacou o envolvimento da população na construção da chapa. “Quem escalou o nosso time foi o povo, nós ouvimos a população e a população pediu Jorge Viana candidato a governador, Jorge Viana para ajudar a reconstruir esse estado, para fazer acontecer. O povo pediu e aqui está o melhor govenador do Acre sendo chamado para o desafio”, afirmou “Chame Chame”, apelido dado à Marcus pela militância.
Ao todo, a federação conta com 25 candidatos ao cargo de deputado estadual, sendo que destes, 18 são do PT. Ao cargo de deputado federal a Federação da Esperança colocará nove nomes na disputa sendo cinco candidatos pelo PT, dois pelo PC do B e dois pelo PV.
Desde 1989, o PT do Acre tem lançado candidatos ao cargo de governador do Estado e, este ano, mais um vez, a legenda colocará uma de suas liderança na disputa ao Executivo.