A corrida eleitoral no Acre está a todo vapor e, para apimentar ainda mais a disputa, o Instituto Badra Comunicação divulgou, nesta quarta-feira, 24, uma nova pesquisa que aponta em qual candidato os acreanos estão dispostos a votar, nestas eleições, para governar do Acre.
Sem muitas surpresas, quem lidera a pesquisa é o governador Gladson Cameli (PP), com 36,5% da intenção de voto dos entrevistados na pesquisa estimulada, ou seja, quando o entrevistado escolhe entre um dos nomes apresentados. Cameli disputa a reeleição.
Em segundo lugar, na preferência dos eleitores acreanos, está Jorge Viana (PT) com 19,2% das intenções de votos. O candidato é seguido por Mara Rocha (MDB), que aparece com 7,8%.
O senador Sérgio Petecão ocupa a quarta colocação, com 7,6% das intenções de voto. Em quinto, aparece Marcio Bittar (União Brasil), com 5%, e Nilson Euclides (PSOL), com 0,5%. David Hall (AGIR) ocupa a última colocação com 0,3%. Brancos e nulos somam 9,1%, e 13,9% não sabem ou não responderam.
Índice de rejeição
O Brada também avaliou o índice de rejeição dos candidatos, perguntando aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum.
Nesse quesito, o Jorge Viana lidera com 30,7%, seguido do governador Gladson Cameli com 20%. Petecão vem em terceiro com 10,9%, Marcio Bittar aparece com 9,2%, Mara Rocha 4,1%, David Hall tem 1,9% e o professor Nilson 0,8%.
A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 19 de agosto com 1.060 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com os números BR 01812/2022 e SP-07698/2022.