Continua nesta quarta-feira, 03, a vacinação contra a covid-19, em Rio Branco. Agora, jovens com 18 anos ou mais já podem tomar a quarta dose, o que, antes, só ocorria para aqueles com 30 anos ou mais.
Quem busca se imunizar contra a covid-19 pode fazê-lo procurando um dos 10 pontos de vacinação distribuídos em todas as regionais.
Para se imunizar, basta ir até um dos locais indicados munido de documento oficial com foto e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de observar o intervalo entre as doses, que é de 4 meses ou mais para a dose de reforço e de dois meses ou mais entre a primeira e segunda dose, no caso do imunizante Pfizer.
Menores de idade precisam estar acompanhados de um dos pais ou responsável, portando todos os documentos pessoais, carteira de vacina e cartão do SUS ou CPF da criança.
Desde o dia 29 de junho, a Urap Maria Barroso, na Sobral, voltou a ser referência em atendimento de pacientes com Covid-19 e Síndromes Respiratórias.
Primeira e segunda dose (+ de 2 meses) – Dose de reforço (+ de 4 meses)
- Urap Maria Barroso
- Urap Eduardo Assmar
- Urap Rozangela Pimentel
- Urap São Francisco
- Urap Hidalgo de Lima
- Urap Ary Rodrigues
- Urap Bacurau
- Urap Cláudia Vitorino
- Policlinica Barral y Barral
- Urap Vila Ivonete
- Urap Roney Meireles
Quem precisar tomar a segunda dose do imunizante coronavac pode pode fazer o agendamento na Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone (68) 3227-3165.
Imunização contra a gripe
Desde o dia 25 de junho, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de seis meses de vida, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza. Na capital acreana, a imunização geral começou dia 27 de junho, logo, a vacina contra a gripe está disponível em todas as UBS, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo da mobilização é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e impedir possível pressão sobre o sistema de saúde e óbitos. Anteriormente, a vacinação estava disponível apenas para as pessoas que pertencem ao público-alvo da campanha, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos.