Balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), nesta segunda-feira, 22, traz dados preocupantes sobre o “Dia D” da vacinação contra a poliomielite, ocorrido no último sábado, 20. Apesar das campanhas e de toda mobilização, apenas 402 crianças foram vacinadas contra a doença.
A secretária de Saúde da capital, Sheila Andrade, disse que a expectativa era vacinar 1,6 mil crianças. “O percentual foi abaixo do esperado. Acho que falta a gente levar mais informação para a população. Não sei bem o que as pessoas estão esperando, mas, espero que os pais não queiram ver seus filhos doentes porque paralisia infantil não tem cura. A única prevenção é a vacinação”, pontuou.
A gestora comentou que na quinta-feira, 25, até domingo, 28, vai ser montada uma tenda em frente à prefeitura para ofertar a vacina, das 18h às 22h.
“Estamos intensificando nossa atuação porque a campanha continua. Também estaremos de segunda a sábado, em toda a rede de atenção básica, ofertando esta vacina, e as demais da caderneta da criança, adolescente, da grávida e do adulto. Aqui, em Rio Branco, estamos com 53%, sendo que a meta do Ministério da Saúde para ter uma cobertura considerável é de 95%. A meta da capital é imunizar 25.757 crianças menores de cinco anos”.