A Receita Federal libera nesta quarta-feira, 24, a partir das 10h, consulta ao quarto dos cinco lotes de restituição da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2022. O benefício será pago aos contribuintes que entregaram a documentação até o fim de maio deste ano. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Mais de 4,4 milhões de contribuintes receberão R$ 6 bilhões. Desse total, R$ 265.909.045,61 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal (idosos acima de 80 anos de, entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério). O dinheiro será pago em 31 de agosto.
A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Os contribuintes podem acessar o endereço eletrônico: www.gov.br/receitafederal, para saber se a restituição está disponível. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar nas bases do órgão tributário informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.