X

No Acre, Bolsonaro lidera com 53% das intenções de voto, seguido por Lula, com 30%

No Acre, segundo pesquisa Ipec, divulgada na segunda-feira, 29, pela Rede Amazônica, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), tem 53% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Lula, com 30%.

Ciro Gomes (PDT) ficou em terceiro, com 8%; seguido de Vera Lúcia, 1%, Simone Tebet (MDB), 1%, e Pablo Marçal, 1%. Branco ou nulo somou 3%, não sabem ou preferiram não opinar, 4%. Felipe D’Ávila (Novo) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

Foram ouvidas 800 pessoas, entre os dias 26 e 28 de agosto, em 12 municípios acreanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Os eleitores acreanos também foram questionados sobre a gestão do atual presidente. Do total de entrevistados, 45% avaliaram como ótima ou boa. Para 28%, o governo de Bolsonaro foi avaliado como ruim ou péssimo. Outros 27% disseram que a gestão do presidente é regular, e 1% não soube avaliar.

Cenário nacional

No cenário nacional, segundo o Ipec, Lula lidera a disputa pela presidência, com 44% as intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 32%.

A pesquisa do Ipec foi divulgada nesta segunda-feira (29), encomendada pela TV Globo.

Segundo a análise, Lula oscilou um ponto para baixo e Bolsonaro dois pontos para cima em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 15 deste mês. As duas variações estão dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Ciro Gomes (PDT) apareceu em terceiro na pesquisa, com 7% das intenções. Em quarto, ficou Simone Tebet (MDB), com 3%, e Felipe d’Avila (Novo), 1%. Com o percentual, Tebet está empatada, tecnicamente, com Ciro e D’Ávila, no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, de acordo com o Ipec, o candidato petista também venceria Jair Bolsonaro, por 50% a 37%. Votos brancos e nulos foram de 9%, e os 4% restantes não sabem ou não responderam.

 

Dell Pinheiro: