Saiba com este artigo como garantir que suas roupas estejam em boas condições até a próxima temporada.
Já estamos em setembro, em breve uma nova estação do ano vai iniciar e sabendo que a maioria das pessoas não possui um roupeiro que comporte todas as peças de roupas de maneira acessível, mais uma tarefa se aproxima: alterar o modo de distribuição das peças no guarda-roupas.
- Selecionar
O melhor modo de iniciar é avaliando as peças, veja se você realmente faz uso delas, se ainda condizem com seu estilo. Não perca tempo armazenando roupa que você não vai usar mais. Além do mais ela irá ocupar um espaço valioso em seu guarda-roupas em vão. Separe estes itens e aproveite o momento para fazer uma boa ação doando-os.
- Reparar
Um cuidado super importante com suas peças é realizar o reparo de algum defeito, a exemplo de botões caídos, bolso rasgado, emenda descosturada ou mesmo o forro. Não é porque você não vai usar tão logo que irá fingir que o defeito não existe. Conserte todas as falhas encontradas.
- Higienizar
Tão importante quanto armazenar, quiçá até mais, a etapa de higienização das peças é de suma importância. Atente-se ao preconizado por cada fabricante e siga o modo de lavagem de cada item. O casaco jeans feminino, por exemplo, recomenda-se lavar a mão, não alvejar, secar na sombra, não limpar a seco e quando passar ferro não ultrapassar os 100ºC. A etapa de higienização é primordial para que se evite que qualquer resíduo que tenha ficado possa comprometer a peça, além de garantir que será removido odores indesejáveis. Resíduos podem atrair traças e odores podem até se tornar permanentes.
- Armazenar
Por fim é chegada a hora de guardar o que já não será tão frequentemente utilizado. Inicialmente assegure-se de que elas estão realmente secas para não ter todo seu esforço até aqui jogado fora e se a umidade está no clima da sua cidade e não na roupa em si, não hesite em adicionar desumidificadores em seu roupeiro para garantir que qualquer umidade remanescente seja absorvida e não danifique suas roupas ou crie um cheiro de mofo.
Certifique-se de que todos os botões estejam apertados e todos os zíperes estejam puxados para cima. Isso ajudará a manter seu formato original e também evitará que fiquem presas a outras peças.
Dentre as opções de formas de armazenamentos podemos citar os cabides (com ou sem capa protetora), caixas com tampas (algumas podendo ser transparentes para facilitar a visualização do seu conteúdo sem precisar abrí-la), ou opções mais simples como os organizadores de plástico com zíper e saco a vácuo. Este último, ótimo para otimizar o espaço.
De modo resumido dobre as peças que possam esticar ou perder sua forma ao ficarem penduradas e pendure as que possam ser danificadas ao serem dobradas (a exemplo das roupas de camurça ou de couro). Casacos mais pesados prefira acomodá-los em cabides, caso não possa, dobre, mas nunca os coloque em sacos a vácuo.
Nem só do combate às traças e controle do mofo se resume o cuidado ao guardar suas roupas. Como explicado, o armazenamento de forma errônea pode fazer com que você precise comprar peças novas no próximo ano. Mas seguindo esses passos você vai garantir que elas estejam em boas condições para quando você precisar delas novamente.