X

A nove dias das eleições, TRE-AC realiza cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas

Em cerimônia realizada, na manhã desta sexta-feira, 23, em Rio Branco, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) começou o procedimento de carga e lacre das urnas eletrônicas da 1ª e 9ª Zonas Eleitorais, que abrangem os municípios de Rio Branco, Porto Acre e Bujari. O evento foi conduzido pelo presidente do órgão, desembargador Francisco Djalma, e o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Laudivon Nogueira.

A abertura, que também contou com a presença de representantes de instituições parceiras da Justiça Eleitoral, aconteceu no depósito de urnas do órgão judiciário encarregado de gerenciamento as eleições.

“Hoje damos o ‘pontapé’ das eleições de 2022. Estamos iniciando efetivamente o processo eleitoral. A lacração das urnas nada mais é do que o armazenamento de todas as informações necessárias para o pleito. Aqui estão os nomes de todos os candidatos que irão concorrer nestas eleições, e também dos eleitores que irão votar em determinada seção”, disse o presidente do TRE, Francisco Djalma.

Na capital acreana, serão distribuídas 888 urnas. No Bujari e Porto Acre, serão 975 urnas, divididas entre as zonas eleitorais dos dois municípios. Em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Estado, serão 229 urnas. Em todo Acre, foram disponibilizadas 2.124 urnas.

Transparência

O vice-presidente Laudivon Nogueira ressaltou sobre a transparência do trabalho realizado pela Justiça Eleitoral. “A importância é mostrar que o processo eleitoral é transparente, auditável, que permite que todos saibam o que está acontecendo. Neste momento, estamos deixando claro para toda sociedade o que estamos realizando, inclusive, o lacre das urnas. Um processo importante, que está sendo fiscalizado por vários órgãos.”

Segundo o TRE, carga e lacre, ação que acontece logo após a geração de mídias, consiste na transferência para as urnas eletrônicas dos dados dos eleitores, de acordo com as seções eleitorais, bem como dos candidatos que concorrerão nas eleições.

Durante o procedimento, são colocados os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelos juízes eleitorais das respectivas zonas eleitorais, promotores e representantes de partidos e coligações, convocados para acompanhar todo o processo.

Francisco Vital, secretário de Tecnologia da Informação do TRE, falou como é feito todo o processo de carga e lacre das urnas.

“As urnas estão recebendo uma numeração, que é vinculada a uma seção eleitoral. O procedimento é realizado de um a um, onde será inserida uma mídia especial para dar carga e passar todos os dados, deixando-as prontas para o pleito. Elas ficarão guardadas até o sábado, para que possam ser utilizadas somente no dia das eleições”.

A diretora-geral do TRE, Rosana Magalhães, salientou que essa ação trará mais transparência no processo eleitoral. “Acompanhar esse momento de preparação das urnas que serão entregues aos mesários é muito importante. A participação de todos os órgãos que fazem parte desse processo é fundamental. Esse é o ponto final em relação às urnas eletrônicas, e, a partir de agora, é somente a logística de transporte”.

 

Dell Pinheiro: