Após negociação com a Segurança Pública do Acre, a greve de fome dos presos, que ocorria em pelo menos três presídios do Acre, foi encerrada, na noite dessa quarta-feira, 28, segundo informou o governo.
Os detentos estavam em greve desde a segunda-feira, 26, reivindicando por melhorias nos presídios. Seguindo o movimento dos reeducandos, familiares protestaram em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, e por conta disso as visitas foram suspensas na quarta, no FOC onde havia programação.
O secretário de segurança do Acre, Paulo Cézar Santos, esteve em reunião no Complexo Penitenciário de Rio Branco (FOC), nessa quarta, e, após negociação, a greve chegou ao fim.
O anúncio do fim da greve foi feito na manhã desta quinta-feira, 29, em uma nota, assinada pelo secretário e também pelo presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Glauber Feitoza.
“A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), diante dos movimentos de greve de fome de apenados em alguns estabelecimentos penais do estado desde a última segunda-feira 26, vêm a público esclarecer que foi revertida a situação no ambiente carcerário, atualmente retornando à normalidade, com o término da greve”, diz o documento.
Veja nota na íntegra
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), diante dos movimentos de greve de fome de apenados em alguns estabelecimentos penais do estado desde a última segunda-feira 26, vêm a público esclarecer que foi revertida a situação no ambiente carcerário, atualmente retornando à normalidade, com o término da greve.
Informam, ainda, que as visitas retornarão à sua forma regular, observadas as normas e o prévio cronograma para os que pretendem realizar visita a seus entes presos.
Rio Branco, 28 de setembro de 2022.
Paulo Cézar Rocha dos Santos
Secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)
Glauber Feitoza Maia
Presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen)