A atriz e diretora teatral Claudia Toledo, 55 anos, decidiu transformar em arte a luta que enfrentou contra o câncer de mama. Diagnosticada durante a pandemia [2021], a artista encerrou parte do tratamento, em julho de 2022, e registrou o processo em uma espécie de diário.
Analisando os escritos, ela e o seu companheiro Lenine Alencar – diretor e ator de teatro- perceberam que as reflexões, descritas poeticamente, tinham uma pegada dramatúrgica e poderiam resultar num espetáculo teatral sobre essa trajetória vivenciada pela atriz.
E é assim que nasce o espetáculo ‘Carcinoma’, que estreia no Acre em outubro, mês em que se encabeça a campanha “Outubro Rosa” — movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama.
Em parceria com a Cia. Vitória Régia – AM, a Cia Visse e Versa convidou Nonato Tavares para compartilhar a direção artística e a produção cenográfica, e num período de quinze dias, Nonato esteve no Acre para uma imersão teatral, iniciando a montagem do espetáculo, quem em setembrom estreou em Manaus para o público da Fundação CECOM e convidados.
“Eu tenho certeza que as pessoas vão assistir o espetáculo com muita emoção, em todos os sentidos, pela mensagem que ele traz, pela superação, pela vitória do tratamento. Eu costumo dizer que o teatro foi a minha cura, é a minha cura, é uma coisa que eu amo fazer”, destaca Cláudia.
A pré-estreia do espetáculo Carcinoma será nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, a partir das 20 horas, no Serviço Social do Comércio (SESC), no Centro de Rio Branco, apenas para convidados artistas, amigos e familiares.
O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil. As apresentações nas unidades hospitalares, oferecidas aos pacientes, familiares, funcionários e comunidade em geral, também contam com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e compõe o calendário de atividades da campanha Outubro Rosa.
Agenda de apresentação
- 04/10 – Hospital de Amor, às 9h;
- 05/10 – Pronto Socorro de Rio Branco, às 9h;
- 06/10 – URAP Maria Barroso, às 8h30;
- 07/10 – CECOM- Centro de Controle Oncológico do Acre, às 7h30;
- 08/10 – UFAC, às 9h;
- 11/10 – UNACON – Hospital De Câncer Do Acre, às 07h30;
Sinopse
Carcinoma é o encontro da arte com a realidade. A experiência nua e crua que pulsa na veia em busca da cura do ser, do transcender! É sobreviver! A obra resultante de uma vivência vista com um outro olhar. É leveza consciente, vivida e envolvente. O limite entre o são e o insano. A atriz personagem dialoga com a trajetória caminhada, e compartilha o que foi construído a partir das etapas vencidas, como num surto, prevalecendo a poética de uma dramaturgia que passeia entre o real e o imaginário.