O primeiro turno das eleições 2022 está se aproximando. Em pucou mais de um dia os acreanos vãos às urnas, no domingo, 2, para definir o futuro do estado e do país pelos próximos quatro anos. E muita gente ainda não sabe em quantas pessoas vai votar e nem a ordem. A GAZETA trouxe esse resumo.
Ao todo, cada eleitor vai depositar cinco votos na urna eletrônica, na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador, e presidente da República.
O voto de deputado federal é o primeiro cargo a ser votado, com quatro dígitos que é o número do candidato. Em seguida, o eleitor escolhe o deputado estadual, este tem cinco dígitos.
Na sequência, o eleitor votam no seu candidato ao Senado, este deve teclar três dígitos. O penúltimo grupo é de governador e vice-governador, com dois dígitos.
Por último, o eleitor vota no seu candidato a presidente e vice-presidente da República, também com dois dígitos.
Vale lembrar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número da agremiação partidária do candidato e que o eleitor pode levar um lembrete, a famosa colinha, para evitar esquecimentos ou equívocos na cabina de votação.
Para que não haja equívoco no momento de escolher seus representantes, é importante que os eleitores fiquem atentos quanto a ordem de votação.
Horário de votação
No Acre, o horário de votação mudou, por isso, você tem que votar das 6h às 15h, porque agora fica tudo seguindo o horário de Brasília.
Com a mudança, o sistema de transporte público, em Rio Branco, também passou por alterações e vai começar a operar mais cedo.
Os ônibus vão começar a circular ainda na madrugada, a partir das 3h30. Além disso, as passagens de volta serão totalmente gratuitas para os usuários que apresentarem o comprovante de votação. A frota é de mais de 90 veículos para atender a população.