Mais de 400 professores da rede de ensino municipal, estadual e particular estiveram reunidos ontem no auditório da U:Verse para assistir a palestra; BNCC e Educação Empreendedora: sinergia e parceria, da consultora e desenvolvedora de conteúdos diversos nas áreas de empreendedorismo, liderança, equipes e formação de recursos humanos, Nara Liane. A palestra fez parte do Fórum de Educação Empreendedora 2022.
O Programa Nacional de Educação Empreendedora tem o objetivo de tornar as discussões em torno do empreendedorismo mais amplas e acessíveis nas escolas e nas instituições de ensino brasileiras, o programa leva conteúdos e metodologias relacionados ao tema para os currículos dos diferentes níveis de educação, da básica à superior.
O PNEE é implantado por meio de parcerias com as instituições de ensino e as secretarias de educação, para que as escolas recebam gratuitamente o material de aprendizagem. Os professores adquirem, então, capacitação em empreendedorismo e são responsáveis por disseminar a metodologia nas salas de aula.
O foco do trabalho é promover consciência em torno do empreendedorismo como comportamento, voltado para projetos de vida, e não apenas como ferramenta para a criação de negócios. Assim, os jovens se tornam peças importantes para a transformação de sua realidade e a de suas comunidades.
O diretor técnico Lauro Santos, realizou a abertura do evento e falou dos próximos desafios para 2023. “Nossa meta para 2023 é capacitar 1mil professores para atender 14 mil alunos da rede publica e particular. Além disso iremos realizar uma premiação municipal e estadual de Educação Empreendedora, mas o maior desafio é desenvolver uma metodologia para atender crianças autistas. Elas precisam ser incluídas na Educação Empreendedora e esse trabalho será construído a várias mãos.”