As altas temperaturas registradas na capital acreana, nos últimos dias, resultaram em um temporal nesta quarta-feira, 14, que deixou estragos e prejuízos à população. De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, foram registradas 40 ocorrência em decorrência do fenômeno meteorológico.
Ao todo, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre atendeu ocorrências em 10 bairros de Rio Branco. Foram registros de desabamento de construção, outros três desmoronamentos de telhados, três vistorias em árvores com risco de acidentes e 24 ocorrências de cortes de árvores.
Ainda nesta quinta-feira, 15, as equipes da defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros seguiam atendendo demandas oriundas da tempestade.
De acordo com o pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca, na estação meteorológica da instituição de ensino foi medida uma chuva de 53 milímetros.
“Em muitas partes da cidade, as chuvas foram mais ou menos desse valor. Ventos acompanharam as chuvas. Essa tempestade caracteriza a época de transição da estação seca para o inverno amazônico, que inicia em outubro. Setembro é o mês de transição entre essas duas estações. Vendavais como o acontecido podem se repetir. O valor esperado de chuvas para este mês é de aproximadamente 100 mm”, alerta o pesquisador.