O nível do Rio Acre, em Rio Branco, atingiu 1,30 metro neste sábado, 10, alcançando a menor cota histórica, registrada em 17 de setembro de 2016. Os dados são preocupantes, como ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão.
“As perspectivas não são boas, porque não temos previsão de chuva que realmente faça diferença no nível do manancial, apesar de poder ter até uma oscilação. Como já havíamos alertado, atingimos a série histórica, infelizmente”, frisou Falcão.
Ele também ressaltou que estamos enfrentando a pior seca dos últimos anos, e que o nível do rio pode ficar ainda mais baixo, superando o que ocorreu em 2016.
“Essa é uma das maiores secas da história, já podemos considerar isso. Existe também a possibilidade de superamos, de hoje, até amanhã, o que aconteceu em 2016, em relação ao nível do manancial. Estamos em estado de alerta”.
O baixo nível do rio também prejudica a navegação dos produtores rurais ribeirinhos que transportam suas produções para vender na cidade, além do racionamento da água distribuída em bairros da capital, já que é do manancial que vem a captação.