X

Pela segunda vez no ano, Rio Acre bate menor cota histórica já registrada; ‘situação grave’

Foto: Dell Pinheiro

O Rio Acre, em Rio Branco, marcou 1,27 metro, na manhã desta quarta-feira, 28, e pela segunda vez no ano, atingiu a menor cota histórica já registrada, segundo dados da Defesa Civil Municipal. No dia 11 deste mês, o manancial já tinha registrado a menor cota da história ao chegar a 1,29 metro, depois disso subiu e oscilou algumas vezes, mas chegou a outro nível histórico em menos de 20 dias.

“A situação é grave! Se permanecer diminuindo o nível do rio, o que não descartamos, vamos ter que fazer uma intervenção no manancial, nas bombas do Saerb para fazer a captação de água, pois já estão no limite de utilização”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.

Ele comentou que aumentou o número de comunidades atendidas pelo órgão de defesa da capital. “Hoje, iremos atender mais uma comunidade. Ou seja, de 21 comunidades, passamos a atender 22, além de uma fila de pedidos de ajuda, isso só em relação a abastecimento.”

Falcão ressaltou sobre outros problemas relacionados com a seca do rio. “Outros fatores também estão ocorrendo devido o baixo nível do manancial. Não está dando para navegar nas águas do rio. Essa situação afeta todos nós.”

O coordenador falou sobre a previsão de chuva para os próximos dias e pontuou que elas até podem ocorrer, inclusive nesta quarta, mas acontecendo vai trazer transtornos. Sem perspectiva de chuva que resolva o problema da seca que sé será superada com chuvas constantes, regulares, e não estão previstas até a segunda quinzena de outubro.

Categories: Geral NOTÍCIAS
Dell Pinheiro: