As operações da Polícia Federal desencadeadas na manhã desta quarta-feira, 28, contra candidatos e partidários, resultou na apreensão de quase R$ 400 mil em espécie, na capital acreana.
Ao todo foram duas operações, a “Comitê Violeta” e “Algibeira”, feitas pela PF, em conjunto com o Ministério Público Eleitoral, com o objetivo de coibir crimes eleitorais.
Na operação “Violeta” foram cumpridos três mandados de busca e apreensão contra um pré-candidato e partidários, cujo objetivo é coibir a prática ilegal de compra de votos, bem como o abuso do poder econômico e político durante as eleições.
Na outra ação policial, a “Algibeira”, a finalidade foi de coibir a prática de abuso do poder econômico e político durante o período eleitoral, por meio da utilização indevida de dinheiro durante as eleições, na qual também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.
Durante as investigações, identificou-se a presença de operadores de dinheiro, que, no período pré-eleitoral, guardavam quantias em espécie em determinado “bunker”, com a finalidade de, posteriormente, dar suporte a eventuais candidatos e campanhas políticas.
O codinome empregado na operação faz referência ao método mais utilizado pelos investigados na tentativa de retirar de forma discreta os recursos em espécie armazenados no imóvel alvo de buscas.