Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em nova pesquisa, Gladson lidera disputa eleitoral, com 49% dos votos, seguido por Jorge Viana, com 24%

A pesquisa divulgada na tarde desta segunda-feira, 12, pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Feiac), aponta a possibilidade de um segundo turno, no Acre, entre os candidatos Gladson Cameli (PP) e Jorge Viana (PT).

De acordo com o Instituto Perfil, o governador Gladson Cameli (PP), que concorre à reeleição, tem 49,1% das intenções dos entrevistados, liderando a preferência do eleitorado acreano, segundo a pesquisa. Em segundo lugar, está o ex-governador Jorge Viana (PT), com 24%.

Quem aparece em terceiro lugar é a deputada federal Mara Rocha (MDB), com apenas 8% das intenções de voto, seguida do senador Sérgio Petecão, com 5%. O senador Márcio Bittar (União Brasil) tem 3,4%, já o candidato Nilson Euclides (Psol) tem 0,6% e David Hall (AGIR) 0,4%.

Brancos e nulos somaram 2,4%, enquanto 5,4% ainda não decidiram em quem votar. Os percentuais acima foram pontuados no cenário de pesquisa estimulada, quando o eleitor escolhe entre os nomes apresentados.

Já no cenário espontâneo, o governador Gladson Cameli tem 44,3% das intenções de voto, seguido de Jorge Viana (PT), com 21,2%, Mara Rocha (MDB) com 6,8%, Petecão 2,6%, Márcio Bittar 1%, Nilson Euclides 0,3% e David Hall com 0,1%.

Rejeição

No quesito rejeição, quem lidera o cenário é o petista Jorge Viana, com 24,5%, seguido pelo senador Sérgio Petecão com 20,5%. O senador Márcio Bittar (UB) aparece em terceiro, com 13,1%, já o governador Gladson Cameli (PP) aparece em quarto lugar, com 9,1%.

A pesquisa do Instituto Perfil ouviu 1.430 eleitores, entre os dias 5 e 8 de setembro, nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com a indicação AC-07846/2022.

 

Sair da versão mobile