O tenente-coronel da PM-AC Moisés Araújo teve um pedido de habeas corpus pela justiça do Acre, na última semana. Ele foi preso com quase 70 kg de drogas no mês de junho.
Desde então, o tenente-coronel está preso no Batalhão de Operações Especiais (Bope) em Rio Branco. O flagrante dele ocorreu durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC). O motorista desobedeceu a ordem de parada e fugiu.
A PRF-AC fez o acompanhamento e conseguiu parar o carro depois de 4 quilômetros e foi encontrada a droga no veículo.
O advogado do tenente-coronel, Matheus Moura, disse que entrou com o pedido no TJAC, e que a liminar foi indeferida na última semana, mas, agora aguarda o julgamento do mérito do habeas corpus nos próximos dias.
“Queria deixar claro que o habeas corpus impetrado é tão somente peça para requerer a revogação da prisão preventiva, para ele responder o processo em liberdade. Sobre o mérito do processo principal, estamos empenhados em comprovar a inocência do TC Araújo, o que será demonstrada ao fim do processo”, disse.
Além disso, depois da prisão, o militar também foi submetido pela corporação ao conselho de justificação que deve decidir se ele permanece ou será expulso da PM. O advogado disse que não há novidades sobre o caso.
Araújo também já chegou a ser preso no ano passado, por agressão à esposa e a sogra, além de ter sido denunciado por assédio sexual contra uma criança de 12 anos, filha da ex-mulher dele.