O tempo quente, com muito sol, nos últimos dias deste inverno de 2022, dará lugar à incursão de mais uma onda polar, que diminuirá sensivelmente a temperatura no primeiro dia da primavera no Acre. A previsão é do pesquisador Davi Friale, que prevê a chegada de mais uma frente fria, nas primeiras horas da próxima sexta-feira, 23.
No entanto, até lá, será o calor intenso que irá predominar, principalmente na quarta-feira e na quinta-feira, quando poderão ser registrados novos recordes de temperatura alta deste ano, com máximas entre 37 e 39ºC, principalmente no interior do Acre.
“Exatamente no momento da passagem de uma estação para outra, que ocorrerá às 20h4min do próximo dia 22 de setembro, o tempo deverá estar instável, com alta probabilidade de temporais, não se descartando, portanto, chuvas fortes, raios e ventanias”, alerta o pesquisador.
Entre as próximas quinta-feira e sexta-feira, o tempo ficará extremamente instável, com condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de transtornos à população, como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações, diz ele.
Já na sexta-feira, dia 23, desde as primeiras horas, o estudos meteorológicos apontam para a chegada de ventos ininterruptos da direção sudeste, que estarão soprando devido à incursão de ar polar.
“As chuvas poderão ocorrer a qualquer momento, principalmente no centro do estado e no vale do Juruá. Portanto, a temperatura diminuirá um pouco, mas não ocorrerá o fenômeno da friagem, sendo que o próximo fim de semana será quente e ensolarado no Acre”, conclui.