X

São Paulo pode coroar ano dado como perdido em caso de título da Copa Sul-Americana

Após um início de ano inconstante, o São Paulo se classificou para a final da Copa Sul-Americana 2022, vencendo o Atlético Goianiense, no Morumbi para carimbar o passaporte para a grande decisão do ano para o time paulista. O adversário é o Independiente del Valle, time equatoriano que busca seu segundo título no torneio continental.

Esse torneio, relativamente novo no continente, comemora uma nova edição que mantém sempre disputas acirradas e promete surpresas a cada nova temporada. Com poucas chances de vencer o Brasileirão e com um elenco sem grandes estrelas, mas comandado pelo já consagrado Rogério Ceni, uma coisa é certa, a partir desse confronto que definirá o novo campeão da Copa Sul-Americana, vencida no ano passado pelo Athletico Paranaense, o domínio brasileiro será sacramentado em competições regionais nos últimos anos.

As finais das edições da Copa Libertadores da América de 2020 (Santos x Palmeiras), 2021 (Palmeiras x Flamengo) e 2022 (Flamengo x Athletico-PR) foram totalmente brasileiras, mas é o São Paulo o time com mais finais em torneios sul-americanos do nosso país.

O jogo é disputado em Córdoba, na Argentina e se vencer, o São Paulo pode coroar uma temporada, que era dada por muitos como perdida. As casas de apostas colocam o time paulista como grande favorito nessa final. bet365 entrar na conta para conferir as cotas disponíveis para o jogo.

História e Crise no São Paulo F.C.

São Paulo F.C. é um dos clubes sul-americanos mais reconhecidos mundialmente, em parte por ser o clube brasileiro com maior número de títulos internacionais conquistados e por ter sido berço de grandes ídolos como Raí e Kaká.

Acostumado com vitórias e grandes glórias internacionais, nos últimos anos enfrentou uma fila de 9 anos sem vencer, quebrada apenas no Campeonato Paulista de 2021. O último título da Primeira Divisão do São Paulo tinha sido em 2008. Em 2014, o time conseguiu sua última participação notável, terminando no vice-campeonato do Brasileirão. A partir dessa temporada, o clube decaiu, pois sua desorganização institucional o levou a realizar campanhas constrangedoras, chegando mesmo à zona de rebaixamento.

A crise financeira e a má gestão dos dirigentes é um grande problema para o clube, que tentou esconder seu fraco equilíbrio econômico. As más campanhas tomaram conta do clube, as constantes demissões de treinadores não proporcionaram um estilo próprio de jogo, o clube aprofundou sua crise financeira e a equipe esteve à beira do rebaixamento.

O clube havia conquistado boas temporadas em 2013 e 2014, chegando às semifinais da Copa Sul-Americana nos dois anos e terminando em segundo lugar no Brasileirão em 2014. No entanto, a temporada de 2015 foi o início do declínio.

Apesar das complicações financeiras, o São Paulo, fiel à sua história e à sua hierarquia internacional, conseguiu chegar às semifinais da Copa Libertadores em 2016. No entanto, em 2017 confirmou que a crise havia tocado as fibras do clube: foi eliminado na primeira fase da Copa Sul-Americana pelas mãos do modesto Defensa y Justicia, da Argentina.

Será a 21ª edição dessa competição, a segunda mais importante do futebol sul-americano, e nesse ano, contando com uma grande e apaixonada torcida, o São Paulo tem a oportunidade de ouro para conquistar outro título sul-americano e terminar a temporada vendo a luz mais clara no fim do túnel.

 

 

 

Categories: 9º guia gazeta
A Gazeta do Acre: