Após uma semana com registro de ocorrências graves por causa de temporais, o estado acreano saiu do alerta amarelo e foi para o vermelho, com risco de tempestades, chuvas intensas, alagamentos e descargas elétricas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Com o alerta vermelho, que dura entre às 10h, deste sábado, 8, e segue até o mesmo horário do domingo, 9, o perigo aumenta devido a intensidade das chuvas e dos ventos.
De acordo com o INMET, o alerta é para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos que podem ir de 60km/h até 100km/h.
Além disso, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções
O instituto orienta que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Ao longo desta semana, foram registrados alguns transtornos devido aos ventos forte e chuvas. Uma criança de seis meses morreu na quinta-feira,6, após ser arremessada pela força do vento a uma distância de 25 metros.