Após policiais penais encontrarem grades de uma cela do Complexo Penitenciário de Rio Branco cerradas, a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Acre (Sejusp) desencadeou uma operação dentro da unidade, nesta segunda-feira,10.
A ação contou com a participação de 450 agentes de segurança pública, contando com todas as forças do estado, segundo informou o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Glauber Feitoza. Ele disse ainda que foram apreendidas drogas e celulares, mas a quantia ainda está sendo contabilizada.
“Em relação aos ilícitos apreendidos, ainda está sendo catalogado pela divisão de segurança e disciplina. Num todo, tivemos entorpecentes, celulares, estoques e alguns outros excessos retirados das celas do complexo penitenciário”, disse.
O plano de fuga de 27 presos foi interrompido por policiais penais, na noite do último sábado, 8. Após receber a informação do plano, os policiais iniciaram uma busca dentro do complexo.
Foi quando descobriram que as grades do portão da frente do pavilhão “H” estavam serradas. Ao fazer uma revista geral, foram apreendidos materiais como cordas artesanais, feitas de pano, e ferros no modelo punhal também artesanal que seriam utilizados contra a equipe policial.