X

Candidato a deputado estadual é conduzido pela PF por suspeita de propaganda irregular

O candidato a deputado estadual Francineudo Costa (União Brasil) foi conduzido, na manhã deste domingo, 2, pela Polícia Federal, por suspeita de compra de votos, em Rio Branco.

A prisão foi divulgada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Desembargador Francisco Djalma, durante entrevista coletiva, ainda no período da manhã.

Segundo informou, o candidato portava cerca de R$ 2,3 mil que supostamente seriam usados para compra de votos.
Além, do candidato, mais 22 pessoas foram presas por crime eleitoral, como compra de votos, derrame de santinhos, boca de urna, segundo balanço do TRE.

À GAZETA, o advogado do União Brasil disse que não representa diretamente o candidato, apenas o partido, mas confirmou a informação, sem passar mais detalhes do que aconteceu. Procurada, a esposa do candidato não deu retorno até esta publicação.

Em relação à ações policiais, o superintendente da PF, Érico Alves, informou que das conduções feitas, pelo menos quatro delas foram por propaganda irregular e boca de urna, e que são crimes de menor potencial ofensivo, e, pelo menos quatro delas foram cometidas por candidatos que foram conduzidos, mas assinaram o TCO e não devem responder criminalmente.

“Quando chega à superintendência que é apresentado ao delegado, até aquele momento está preso, mas o delegado ouviu e entendeu que não era caso de responder pela prisão. Lavrou o TCO, que é pra crime de menor potencial ofensivo, e responde em liberdade com compromisso de comparecer à justiça”, explicou.

A Gazeta do Acre: