Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com reforço de trabalhadores, Zeladoria de Rio Branco inicia limpeza das ruas após derrame de santinhos

Após o derrame de santinhos durante as eleições desse domingo, 2, a Secretaria Municipal de Cuidados com a cidade (SMCCI) iniciou o trabalho de limpeza nas ruas da capital acreana, na manhã desta segunda-feira, 3.

Conforme o gerente operacional da secretaria, Ylter Holanda, as equipes foram remanejadas e pelo menos 547 pessoas estão nas ruas, entre margaridas, garis, operadores de máquinas, caçambeiros, entre outros. A expectativa é que pelo menos 7,5 toneladas de lixo eleitoral sejam removidos.

“A gente colocou o nosso pessoal nos pontos mais críticos, que é perto das seções eleitorais. Depois destes pontos, a gente entra nos secundários que são os bairros. Por enquanto, o pessoal está nas áreas perto das escolas, no centro”, explicou.

Holanda disse que para isso foi feito um mapeamento dos pontos mais críticos da cidade. Além disso, ele pontua que a chuva que ocorreu no início da noite acabou agravando a situação.

Crime

Distribuir e jogar nas ruas “santinhos” com número dos candidatos no dia da eleição é considerado crime eleitoral. Porém, em Rio Branco, a prática é corriqueira em anos de eleição.

O fato foi evidenciado já nas primeiras horas da manhã de domingo, 2, dia da votação.

Na manhã desta segunda-feira, 3,  a cidade amanheceu com muito material de campanha pelas ruas da área central e nos bairros, principalmente nas regiões próximas aos locais de votação.

 

 

Sair da versão mobile