O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC) divulgou um balanço parcial da votação deste domingo, 30, e mostrou que em pouco mais de 4 horas, apenas 30% do eleitorado acreano já compareceu aos locais de votação, no 2° turno das eleições deste ano, na capital Rio Branco, e nos demais municípios do interior do Acre.
O primeiro boletim foi divulgado pelo presidente da Corte, desembargador Francisco Djalma, que esteve acompanhado pelo vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Laudivon Nogueira, do procurador-geral de Justiça do MP-AC, Danilo Lovisaro, e da vice-presidente da OAB-AC, Socorro Rodrigues.
“A presença do eleitor é fundamental no processo eleitoral. Essa é a oportunidade de eleger seus representantes, além de evitar o pagamento de multa e outras complicações com a Justiça”, disse o presidente.
Além disso, Djalma afirmou que cinco urnas apresentaram problemas, mas que não trouxe nenhum problema no andamento da votação. Em todo Acre, foram preparadas 2.124 urnas para votação e outras 759 ficaram de contingência.
“Não há filas, movimentação pequena nas seções. Até agora, 30% do eleitorado compareceu aos locais de votação”, acrescentou.
O corregedor-eleitoral, desembargador Laudivon Nogueira, pontuou que o eleitor é parte importante no processo e deve votar. “Está tudo ocorrendo dentro da legalidade, com toda segurança necessária. Pedimos que os eleitores não deixem para votar na última hora”, concluiu o magistrado.