Pelo menos 75 líderes se reúnem, durante 1º Encontro Estadual do programa Lider – Liderança para o Desenvolvimento Regional, que ocorre nos dias 6 e 7 de outubro, em Rio Branco. O evento conta com a participação de lideranças de três regionais acreanas – Alto Acre, Juruá e Purus, Tarauacá/Envira.
No Lider, o desenvolvimento é pensado em prol da região, e não do município isoladamente, a partir deste trabalho, podem ser exploradas as potencialidades e dificuldades de cada território.
De acordo com o gerente da unidade de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios (DAN) do Sebrae no Acre, Marcelo Macêdo, a expectativa é que, com a melhora dos índices de desenvolvimento, cada município se beneficie, isoladamente.
“Nesse momento estamos reunindo todos esses líderes para que os planos de desenvolvimento que foram construídos possam ser reativados, e a partir daí a gente construir um processo em que todos os líderes formados no estado do Acre contribuam, juntos, para uma visão estadual de desenvolvimento, contemplando todos os municípios envolvidos em cada um desses projetos”, afirmou o gerente.
Participam do encontro 75 líderes, entre setor público, entidades privadas e terceiro setor. Além de contemplarem os planos de desenvolvimento dos demais municípios, as lideranças podem se beneficiar de parcerias para suas determinadas regiões, com instituições como o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e a Associação dos Municípios do Acre (AMAC).
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, que participou anteriormente do Lider Tríplice Fronteira, disse que este encontro é de grande importância para o município. “Acreditamos que irão sair muitas ideias e planejamentos, para posterior execução em cada uma das regionais. Aqui já tem surgido muitas ideias, algumas já estão até em execução nos municípios do Alto Acre, estamos estabelecendo parcerias com instituições importantes, como o Iteracre, a AMAC, e tudo isso, com certeza, irá contribuir para o desenvolvimento do Acre”, declarou.
Ângela Valente, vice-prefeita de Mâncio Lima, expressou sua satisfação em participar do Lider e disse: “É momento de muita luz para nós do Juruá, temos um potencial significativo na área da produção e do turismo, e isso, de certa forma, estava meio solto, mas unindo a isso os nossos parceiros e conhecimentos adquiridos através dos encontros do Lider e do plano final, isso vem alavancando a nossa economia no Juruá”.