Uma história de devoção, amor e muita fé. Assim pode ser traduzida a relação da aposentada Neline Rocha, 83 anos, responsável por confeccionar o manto que veste a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Neste domingo, 9, a Diocese de Rio Branco realiza a tradicional procissão do Círio de Nazaré, após dois anos sem evento devido a pandemia da Covid-19.
Nascida em berço católico, Neline é natural do Amazonas e chegou no Acre aos 18 anos. Artesã de mão cheia, ela desenha, costura e borda manualmente o manto sagrado, que todos os anos ganha uma nova aparência. O ofício ao qual dedica tanto amor lhe chegou por obra do destino.
“Uma amiga, que hoje está morando em Fortaleza, foi um dia no meu ateliê e perguntou: ‘Neline, será que você faz o manto de Nossa Senhora?’ Eu disse, ‘eu posso tentar’. E eu fiz o meu primeiro manto”, conta Neline, que, há 20 anos, confecciona a peça que, segundo ela, é um ato de fé.
“Todos os anos é um modelo diferente, e é minha doação para a igreja, para a minha Mãe Santíssima, Ela sempre foi o meu escudo, a minha proteção, a minha vida”, afirmou.
Servidora aposentada da Fazenda Federal, a artesã, costureira e estilista sempre teve apreço e afinidade pela alta costura. Após, encerrar a vida pública, abriu o próprio ateliê. Todo o trabalho é feito com tempo e dedicação, por isso, que a produção começa em março.
Um detalhe que chama atenção é o fato de que somente Neline toca na peça até que seja entregue à Igreja. A apresentação e entrega oficial foi realizada durante no último domingo, 2, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré. Na cerimônia, a artista entrou com a manto nas mãos durante a santa missa.
“É uma emoção tão grande, que, quando começo a tecer, já me emociono. Me emociono, desde a confecção, até o dia que eu venho entregar. Ainda hoje estou emocionada. Porque é uma sensação que eu não sei explicar, Ela [Nossa Senhora de Nazaré] me toca demais, Ela vem a mim. Eu só agradeço! É um amor muito grande, incondicional mesmo, pois não posso viver sem Maria”, disse, entre lágrimas.
Neline é responsável tanto pela confecção quanto pela parte de criação do manto. A intuição de como deve ser, segundo ela, é emitida por Nossa Senhora. Neste ano, as vestes de Nazaré trazem a imagem de São Miguel Arcanjo e da Bíblia Sagrada, como destaques, entre outros elementos cuidadosamente pensados.
“Ela [Nossa Senhora de Nazaré] que me traz. Eu vou fazendo e vai vindo. Mas, olha, tudo que eu faço tem amor, os vestidos de noiva e de festas, todos feitos com muito amor”, destacou.
Aos 83 anos, Neline Rocha é proprietária de um ateliê de alta costura, onde mais de 60 noivas fizeram seu vestido casamento. Casada há 45 anos, é mãe de três filhos, tem 10 netos e dois bisnetos. “Sou devota de Nossa Senhora desde que me entendo na vida”, disse, ao site A GAZETA.