No dia 2 de maio de 2022, foi fundada no Acre, a Federação das Apaes do Estado (Feapaes- AC) com a responsabilidade de coordenar as ações de todas as Apaes acreanas, de acompanhar diligentemente a aplicação do que rege o estatuto, e todos os atos que se referem ao movimento Apaeano.
Atualmente, no Acre, são oito instituições de ensino especial, a da capital, que foi a primeira a ser fundada, no ano de 1981, a de Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Sena Madureira, Capixaba, Porto Acre, Tarauacá e Plácido de Castro.
“Estamos na fase de estruturação de todas essas Apaes, realizando um trabalho de assessoramento no sentido de organizar as entidades. Atualmente, somente as Apaes de Rio Branco e Cruzeiro do Sul possuem sede própria. As outras Apaes ainda funcionam de forma bem incipiente, ou seja, ainda começando com os trabalhos assistenciais, sem um espaço físico adequando. Estamos fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para que todas possam funcionar nessa plenitude”, ressaltou Cecília Lima, presidente da Feapaes- AC.
A gestora também acrescentou que, em pouco tempo, a federação já desenvolveu várias ações.
“Visitamos periodicamente os municípios onde funciona as Apaes no Estado. Acompanhamos também todo movimento que existe a nível nacional, dos repasses que são feitos para as nossas Apaes. Em dezembro deste ano, os alunos da Apae Rio Branco irão participar de um grande evento, que é a 23ª Olimpíada das Apaes, uma competição que reunirá mais de 1,6 mil atletas, e que será realizada em Aracaju, capital de Sergipe. Nos próximos anos, iremos agregar atletas dos outros municípios acreanos”, enfatizou a gestora.
Movimento Apaeano
O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras (públicas e privadas) para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.
Atualmente o Movimento congrega a Fenapaes – Federação Nacional das Apaes, 24 Federações das Apaes nos Estados e mais de duas mil Apaes distribuídas em todo o País, que propiciam atenção integral a mais de 350 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla. É o maior movimento social do Brasil e do mundo, na sua área de atuação.