“A mais forte onda de frio de 2022” pode chegar ao Acre, na próxima segunda-feira, último dia de outubro de 2022, segundo as previsões meteorológicas do pesquisador Davi Friale.
“Esta massa de ar será tão intensa que poderá cruzar a linha do Equador e atingir o norte do Amazonas e o sul da Colômbia e da Venezuela. A chegada desta poderosa onda polar provocará temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e até queda de granizo, devendo atingir, além de todos os municípios do Acre e a maior parte do Amazonas, também, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru”, alertou Friale.
Segundo o pesquisador, ocorrerá queda brusca e acentuada da temperatura no Acre, já a partir do fim da tarde de segunda-feira, começando pelas regiões de Brasileia e Rio Branco, e se estendendo, até a manhã de terça-feira, por todo o vale do Juruá.
“Deverão ser registrados novos recordes de frio, com mínimas entre 10 e 13ºC, no leste e no sul do Acre, porém, com sensação térmica inferior a 8ºC para quem estiver exposto aos fortes ventos que estarão soprando ininterruptamente”, destaca ele.
Segundo a previsão, as chuvas cessarão a partir de terça-feira no Estado e o tempo ficará seco e ensolarado, com noites frias, durante todo o restante da semana. Portanto, uma típica friagem, “a maior forte do ano”, segundo Friale, vai predominar no Acre, a partir do último dia de outubro e se prolongando pelos primeiros dias de novembro.
Frio fora de época
O frio fora de época e até a possibilidade de neve, no Sul do país, também está sendo anunciado pelo site Climatempo:
“Teremos a passagem de mais duas frentes frias até o final de outubro, que junto com corredor de umidade e áreas de instabilidade trarão de volta os temporais pelo Sul do país nesses dias que se seguem. A começar já nesta quarta-feira, 26, pelo Rio Grande do Sul, com vendaval, queda de granizo e acumulados pontualmente elevados”, alerta o portal.
Mas, o grande destaque é a forte onda de frio que está prevista no início de novembro para a metade do sul do país.
“O frio mais intenso será no dia 2 de novembro, com temperaturas que pode ser negativas, em especial na serra e planalto catarinense e na serra gaúcha. A grande novidade é que pode ter até ocorrência de neve e chuva congelada ao longo do dia 1 de novembro, próxima terça-feira, sobre a serra e planalto catarinense, além da serra gaúcha, e estamos monitorando e se isso ocorrer será a primeira vez na história que acontece em um mês de novembro no Brasil”, anuncia a previsão.