O Acre registrou neste sábado, 1º de outubro, dois novos caso suspeito de monkeypox, doença mais conhecida como varíola dos macacos. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado do Acre, duas crianças do sexo masculino, menores de 1 ano de idade, residentes da zona rural deram entrada no Hospital Regional do Juruá, sem histórico de viagem, apresentando erupções cutâneas e febre. Elas seguem internadas em isolamento.
O Estado segue com um caso positivo em Rio Branco, que já está de alta médica, dezoito casos descartados, uma perda de seguimento*, e sete casos suspeitos residentes do estado do Acre – três em Rio Branco, dois em Cruzeiro do Sul, um em Assis Brasil, e um em Sena Madureira.
*PERDA DE SEGUIMENTO:
Caso que atenda à definição de caso suspeito e que atenda aos critérios listados abaixo:
– Não tenha registro de vínculo epidemiológico¹; E
– Não realizou coleta de exame laboratorial OU realizou coleta de exame laboratorial, mas a amostra foi inviável OU teve resultado inconclusivo; E
– Não tem oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial (30 dias após o início da apresentação de sinais e sintomas).