Em celebração ao Dia dos Garis e das Margaridas, comemorado neste sábado, 22, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), realizou uma programação especial com esses bravos trabalhadores, que se dedicam a deixar a nossa cidade mais limpa. Na ocasião, foram sorteados diversos prêmios, além de concurso de dança, atividades de lazer, e a tradicional corrida de rua, com largada na Ceasa, e chegada na sede da secretaria. O evento contou com a presença de várias autoridades.
“Esses trabalhadores têm muito o que comemorar, pois, agora, eles são tratados com mais respeito e carinho pela equipe da nossa gestão. Tenho certeza que eles estão estimulados, e, a cada dia que passa, estão cuidando melhor da nossa cidade, deixando ela mais limpa. Valorizamos também o salário deles, que estão recebendo R$ 1,4 mil, ou seja, mais do que um salário mínimo”, destacou o prefeito Tião Bocalom.
Joabe Lira, titular da SMCCI, parabenizou os trabalhadores e destacou a importância desses profissionais.
“Isso tudo demonstra o reconhecimento, carinho e gratidão que temos pelos nossos colaboradores, que são os garis e as margaridas. Realizamos a corrida com mais de 100 participantes, com premiações, lanches, lazer para eles e também para suas famílias. Foram sorteados mais de 300 prêmios. Muito obrigado a esses trabalhadores, que chegam cedo na secretaria e saem tarde. Deus continue abençoando cada um deles”, enfatizou o secretário.
O gari Ismael Carlos da Limpebras, que ganhou pelo segundo ano a corrida, falou da sensação de levar novamente o troféu para casa. “Estou feliz com mais essa conquista. Estava treinando três vezes por semana. Fico feliz com essa grande festividade. Todos os garis e margaridas agradecem a atenção dada pela secretaria, que até disponibilizou vale-alimentação para cada trabalhador. O momento é de alegria e gratidão”.
De acordo com a SMCCI, Rio Branco possui mais de 500 garis e margaridas que trabalham na coleta diária do lixo domiciliar, varrição, limpeza dos bairros, canteiros, praças, espaços verdes e vias públicas. Mensalmente, esses profissionais recolhem aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos da cidade.