O governo do Acre convocou 249 aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM-AC). A lista dos nomes dos candidatos, e demais informações, estão disponíveis na edição do Diário Oficial (DOE), desta segunda-feira, 24 , e pode ser consultado a partir da página 10.
As vagas ofertadas são para o cargo de aluno soldado combatente da corporação. As matrículas serão realizadas entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, na Diretoria de Ensino do CBM-AC, localizada no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa de Segurança e Justiça Francisco Mangabeira (Cieps), em Rio Branco. Já a aula inaugural do curso de formação ocorrerá em 21 de novembro.
A convocação ocorre após uma decisão da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco que deferiu pedido de tutela provisória de urgência feito pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) e determinou que o Estado convocasse os aprovados para iniciar o curso de formação.
A decisão foi divulgada no dia 19 deste mês, e deva prazo de 20 dias para o governo fazer a convovacação. Na época, o governo informou que o concurso está dentro do prazo, e avaliava se recorreria, já que os candidatos seriam convocados em janeiro de 2023. Mas, cinco dias depois, fez o chamamento.
O concurso tem validade de dois anos, e pode ser prorrogado por igual período. Durante o curso, cada aluno soldado combatente receberá, mensalmente, R$ 4.344,22.