Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lula é eleito presidente do Brasil após segundo turno acirrado contra Bolsonaro

Lula é eleito presidente do Brasil após segundo turno acirrado contra Bolsonaro

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito, neste domingo, 30, presidente do Brasil pelos próximos quatro anos.

O petista venceu o segundo turno das eleições, com 59.001.999 votos, atualizado às 17h42, horário do Acre, o que corresponde a 50,77%. Ele derrota o autal presidente Jair Bolsonaro (PL) que ficou com 49,23% dos votos.

No estado acreano, porém, Lula e seu vice Geraldo Alckmin (PSB) tiveram apenas 29,70%, com vitória de Bolsonaro com 70,30%.

Lula

Luiz Inácio Lula da Silva (nascido Luiz Inácio da Silva; Garanhuns, 27 de outubro de 1945), mais conhecido como Lula, é um ex-sindicalista, ex-metalúrgico e um dos políticos brasileiros mais conhecidos no mundo.

É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi o 35.º presidente do Brasil entre 1.º de janeiro de 2003 e 1.º de janeiro de 2011. E vai estrear seu terceiro mandato a partir de 1 de janeiro de 2023.

O governo Lula teve como marco a consolidação de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como iniciativas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Durante seus dois mandatos, empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que acumulou substanciais reservas internacionais, triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento.

Os índices de pobreza, desigualdade, analfabetismo, desemprego, mortalidade infantil e trabalho infantil caíram significativamente, enquanto o salário mínimo e a renda média do trabalhador tiveram ganhos reais e o acesso à escola, à universidade e ao atendimento de saúde se expandiram.

Na política externa, desempenhou um papel de destaque, incluindo atividades relacionadas ao programa nuclear do Irã, ao aquecimento global, ao Mercosul e aos BRICS. Lula foi considerado um dos políticos mais populares da história do Brasil e, enquanto presidente, foi um dos mais populares do mundo. Foi sucedido no cargo pela chefe da Casa Civil no seu governo, Dilma Rousseff, eleita em 2010 e reeleita em 2014.

Após a presidência, Lula manteve-se ativo no cenário político e passou a ministrar palestras no Brasil e no exterior. Em 2016, foi nomeado por Dilma como seu ministro-chefe da Casa Civil, mas a indicação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal. Em 2017, foi condenado em primeira instância, no âmbito da Operação Lava Jato, pelo juiz federal Sergio Moro, a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Com a confirmação da sentença durante o processo de apelação, foi preso em abril de 2018. No entanto, foi libertado após a decisão do STF definindo que a execução das penas devem ocorrer somente com o trânsito em julgado da sentença. Nos anos seguintes, diferentes decisões da Suprema Corte restauraram seus direitos políticos, bem como anularam suas condenações na Lava Jato.

 

Sair da versão mobile