A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta sexta-feira, 7, na Creche David Rodrigues, no bairro Alto Alegre, uma busca ativa de vacinação contra a poliomielite para saber quantos alunos matriculados na instituição de ensino, 240 no total, na faixa etária de 2 a 5 anos, estão imunizados.
“Continuaremos com a busca ativa nas creches e nas escolas do município. Estamos tentando alavancar o quantitativo de crianças vacinadas contra a pólio, mas também estamos trazendo para estes locais a multivacinação. Nosso objetivo é atualizar toda e qualquer carteira de vacinação”, frisou a gestora.
Na capital, a companha contra a poliomielite encerrou dia 30 de setembro. A meta era vacinar 25.777 crianças, porém, foram vacinadas apenas 4 mil. Neste mês, teve início a busca ativa nas escolas e creches de Rio Branco, permanecendo nas unidades com a vacina de rotina.
De acordo com a Semsa, com a busca ativa, em menos de 10 dias, já foram vacinadas 56% do total estabelecido pela meta durante toda a campanha. A gestão municipal pretende fechar a busca em todas as escolas e creches da rede municipal.
Vacinação contra covid-19
Na ocasião, a secretária Sheila Andrade, ressaltou que a partir da próxima segunda-feira, 10, a vacina contra o coronavírus será ministrada em salas de vacinação de rotina e não em salas específicas das unidades, como ocorria regularmente.
“Estamos mudando estrategicamente essa situação de vacinação contra a covid-19, tanto para as crianças, como para os adultos. A imunização contra a pandemia já faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Não teremos mais unidades de Saúde específicas para a vacinação, isso a partir da próxima semana. Estaremos ofertando a vacinação em toda rede básica do município, tanto nas Uraps como nas Unidades de Saúde da Família (USF)”, concluiu Andrade.