Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PF faz operação contra organização criminosa que utilizava empresas ‘laranja’ para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

PF faz operação contra organização criminosa que utilizava empresas 'laranja' para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

PF faz operação contra organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro do tráfico no Acre

A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta sexta-feira, 14, mais uma etapa da Operação Héstia, contra uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro fruto do tráfico de drogas. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e também de prisão, tanto na capital acreana, Rio Branco, como também nas cidades de Epitaciolândia e Capixaba.

A operação é uma força tarefa que inclui, além da PF, as Polícias Militar e Civil. Esta é a terceira fase da operação, cujas investigações começaram ainda em 2021, e revelou um esquema profissional responsável pelo financeiro e administração de valores ilícitos, movimentado através de empresas laranjas, que tinham como objetivo dificultar o rastreamento dos recursos, ocultar bens e valores, dissimular sua origem e reinserir os valores no mercado com aparência de legalidade.

Ao todo foram cumpridos 10 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco, sendo dois de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão e quatro de sequestros de bens imóveis e gado.

Conforme a PF, foram sequestrados um apartamento, um prédio, fazendas e centenas de cabeças de gado que pertenciam ao grupo criminoso, totalizando mais de R$ 2 milhões.

A ação é um desdobramento da operação que teve o objetivo de combater uma organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro e que atuava além do Acre, também no Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Os investigados devem responder por integrar organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas passam de 10 anos de prisão.

Sair da versão mobile