X

Polícia Federal registrou 20 ocorrências durante as eleições deste domingo

Um balanço feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e da Polícia Federal (PF), feito logo após a votação deste domingo considerou a votação do primeiro turno como tranquila de acordo com o órgão eleitoral. Já a PF apontou que durante todo o dia, foram registrados 20 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). O trabalho da segurança ocorreu ao longo da votação no intuito de combater crimes eleitorais.

Conforme o presidente do TRE-AC, Francisco Djalma, havia uma preocupação não só do TRE, mas de toda a sociedade e políticos com o horário de votação, mas segundo ele, as abstenções vão ser dentro da normalidade em comparação com anos anteriores.

“O eleitor acolheu, compareceu em massa as seções e salvo engano, teremos uma abstenção dentro daquilo que tradicionalmente vem acontecendo em relação as eleições passadas.

Em relação a troca de urnas, ele disse que os problemas foram muito pequenos, dentro daquilo que havia previsto.

Conduções

Em relação à ações policiais, o superintendente da PF, Érico Alves, informou que das conduções feitas, pelo menos quatro delas foram por propaganda irregular e boca de urna, e que são crimes de menor potencial ofensivo, e, pelo menos quatro delas foram cometidas por candidatos que foram conduzidos, mas assinaram o TCO e não devem responder criminalmente.

“Quando chega à superintendência que é apresentado ao delegado, até aquele momento está preso, mas o delegado ouviu e entendeu que não era caso de responder pela prisão. Lavrou o TCO, que é pra crime de menor potencial ofensivo, e responde em liberdade com compromisso de comparecer à justiça”, explicou.

Ainda de acordo com Alves, os candidatos conduzidos já passaram por audiência, e vai ser feita apenas uma transação penal, que significa que eles podem pagar por cesta básica, serviço comunitário, o que o Ministério Público propor e em troca não respondem criminalmente, segundo explica o superintendente.

A Gazeta do Acre: