Apesar de ter tido uma renovação de 50%, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) continuará composta, em sua maioria, por parlamentares homens. Dos 24 deputados estaduais eleitos ou reeleitos, apenas três cadeiras serão ocupadas por mulheres, a partir de 2023: Michelle Melo (PDT), Maria Antônia (PP) e Antônia Sales (MDB).
Entre elas, apenas a vereadora Michelle Melo vai estrear no parlamento estadual, as demais foram reconduzidas ao cargo por mais 4 anos.
O número de parlamentares mulheres continua o mesmo da atual legislatura, 12,5%, que conta com as deputadas Maria Antônia (PP), Antônia Sales (MDB) e Meire Serafim (UB) – eleita para Câmara Federal.
Quem são elas?
A pedetista Michelle Melo é vice-presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, foi a vereadora mais votada do último pleito eleitoral municipal, com 3.576 votos. Médica de família e comunidade, a parlamentar se divide entre o trabalho na tribuna e o cuidado com vidas no Pronto-Socorro (PS) da capital. Nestas eleições, a nova deputada tirou 5.990 votos.
A veterana Maria Antônia foi reeleita deputada estadual pelo quinto mandato consecutivo. Desde 2007, a parlamentar ocupa uma cadeira no Legislativo Estadual. Maria recebeu 10.485 votos, sendo a segunda parlamentar mais votada deste pleito.
A deputada Antônia Sales, mãe da deputada federal Jéssica Sales, também será reconduzida pela quinta vez à Aleac. Nesta eleições, Antônia teve 5.720 votos.