Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em manifesto em frente ao Fórum Rio Branco, juristas, advogados e estudantes de Direito Acre declaram apoio a Lula

A rua do Fórum Barão do Rio Branco, no Centro da capital acreana, foi palco para a mobilização de juristas acreanos, na noite desta quarta-feira, 26, que promoveram o ato pró-Lula, “em defesa da democracia”.

“O ato superou nossas expectativas! Mostramos para as pessoas que, no Brasil, não se pode ter medo de falar de política”, salienta um dos organizadores da mobilização, advogado Pablo Angelim.

Além de Angelim, também estiveram à frente do evento os advogados Suzy Cristiny da Costa, André Silva e Leonardo de Abreu.

A atividade faz ponte com o apoio formal envolvendo juristas e intelectuais ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice na chapa à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSB). O manifesto foi assinado pelos ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto e Sepúlveda Pertence e os ex-presidentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cezar Britto e Felipe Santa Cruz, além da ex-procuradora Deborah Duprat, e os advogados Thiago Campos, Bia Vargas e José Geraldo de Sousa Júnior.

Advogado Pablo Angelim foi um dos organizadores do movimento

O ato contou com a presença e participação dos parlamentares da área de direito: deputado estadual Daniel Zen e deputado federal Leo de Brito. Na ocasião, foi lido o “Manifesto de Juristas, profissionais e estudantes de Direito”.

Veja o documento, na íntegra:

Manifesto de juristas, profissionais e estudantes do Direito

Nós, juristas, profissionais e estudantes do Direito, declaramos que, no dia 30 de outubro, vamos votar em Lula e Alckmin e para eles pedimos seu voto. A alternativa, representada pelo atual presidente, é o fim da Democracia e dos direitos políticos. Basta de ódio e de ataques à liberdade religiosa, chega de fome, de destruição do meio ambiente, de desintegração dos direitos econômicos e sociais de nossa população.

Reflita sobre a recente tentativa de intimidação e controle do STF, com a ameaça de aumentar o número de ministros. É o ataque do autoritarismo, uma agressão à Justiça, como fez a ditadura militar brasileira.

São muitas as adesões à frente ampla que se formou para enfrentar a maior ameaça que o Brasil já sofreu desde a redemocratização. Vamos juntos com Simone Tebet, Ciro Gomes, ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Marina Silva, ex-ministros do Supremo que já se manifestaram até agora, Nelson Jobim, Sepúlveda Pertence, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Celso de Mello e Carlos Veloso, além de economistas de responsabilidade e grande prestígio e outras muitas figuras públicas de diversos espectros políticos que acreditam na união de nossas forças, para vencer o atraso e colocar o Brasil de volta no trilho do desenvolvimento e do combate à desigualdade social e recuperar seu lugar de destaque na comunidade internacional.

Queremos unir brasileiras e brasileiros, a despeito de diferentes visões político-ideológicas, em torno do que está expresso no preâmbulo da Constituição da República, “um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias”.

Recusamos a mentira, as ameaças, a violência. Somos pela democracia, pela justiça e pela vida. Votar em Lula, neste momento, é defender o Estado Democrático de Direito!

 

 

Sair da versão mobile