Principal atingido pela chuva que veio acompanhada de um forte vento, na tarde desse domingo,9, a Vila Albert Sampaio, em Rio Branco teve o registro de pelo menos 50 ocorrências de quedas de árvores e destelhamentos de casas. Além disso, 12 postes de energia caíram, segundo a Energisa.
Foram cerca de 20 minutos de chuva, mas os transtornos foram grandes conforme balanço da Defesa Civil do município, que segue prestando atendimentos na região, nesta segunda-feira, 10. O fornecimento de energia foi suspenso.
“Já temos 50 ocorrências. Tudo na mesma região, com destelhamentos, árvores que caíram sobre residência, parte também que danificou a edificação. Então, foi o momento de checar as ocorrências, ver se tinha vítima, e agora, estamos de retorno para a gente fazer a catalogação detalhada”, disse o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Claudio Falcão.
Falcão alerta ainda que esse tipo de transtorno é comum nesse período e que há o risco de outros eventos semelhantes nos próximos dias.
Em nota, a Energisa informou que os moradores tiveram o fornecimento de energia interrompido devido aos fortes ventos que atingiram a região, e provocaram a quebra de 12 postes.
A rede elétrica foi prejudicada pelas quedas de árvores causadas pelas rajadas de ventos. Os trabalhos são alta complexidade, pois é necessário reconstruir vários de trechos de redes afetadas, informou.
Devido a complexidade, a concessionária trabalhou com nove equipes em campo. O serviço foi restabelecido às 4h30, desta segunda 10, para mais 90% dos clientes.
“A Energisa lembra a importância de não se aproximar dos cabos partidos em qualquer situação. Caso se depare com algum cabo rompido, galhos ou outros objetos na rede elétrica, fique longe e entre em contato com Energisa através de um dos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON”, alerta.