X

Votação é tranquila na capital acreana neste segundo turno; ‘muito rápido’

Sem longas filas, ou muita espera. Asssim tem sido as primeiras horas da votação, do segundo turno, neste domingo, 30, em Rio Branco. São mais de 588,4 mil eleitores aptos a votar em todo estado. Horário para comparecer às urnas é de 6h às 15h.

Francisco das Chagas Bezerra, aposentado de 76, votou por volta das 8h, na escola Sesi. Mesmo sem ser obrigado a votar, ele faz questão de comparecer ao local de votação.

“Está tranquilo demais, ótimo. Quando cheguei, só tinha uma pessoa na minha frente, rápido. Votei no primeiro turno e vou votar até morrer. Exercer a cidadania é a melhor coisa do mundo, a democracia é a melhor coisa”, disse ele.

Lucineide de Souza Roque, dona de casa, de 50 anos, votou na Escola Serafim Salgado, Baixada da Sobral. Para ela, votar é um ato importante e, por isso, fez questão de cumprir com seu dever de cidadã.

“É importante exercer a democracia. Hoje está tranquilo até demais, no primeiro turno tinha bastante gente. Sempre votei e nunca deixei de votar. Os que não votam estão deixando de ajudar a construir um país melhor”, pontuou.

No Acre, a votação ocorre em 720 locais diferentes, com 2.280 seções eleitorais, nos 22 municípios. Neste ano, a votação no estado passou por uma mudança, ocorre de forma simultânea com o horário de Brasília.

Para ter direito a votar, é preciso estar em situação regular com a Justiça Eleitoral, que pode ser conferida pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou por meio do aplicativo e-Título. Quem está com o título eleitoral regular, mas ainda não fez a biometria, pode votar normalmente.

Francisco das Chagas Bezerra, aposentado de 76, votou por volta das 8h

Documentos para votar

-e-Título (Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
-Identidade social;
-Carteira de identidade;
-Passaporte;
-Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
-Carteira de trabalho;
-Certificado de reservista;
-Carteira nacional de habilitação.

Não votei no 1º turno, posso votar no 2º?

Sim. Aqueles que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, ocorrido no dia 2 de outubro, podem e devem votar no segundo turno, caso esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Quem deve votar e quem não é obrigado

De acordo com a legislação, todo cidadão brasileiro nato ou naturalizado e alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos, é obrigado a votar.
O voto é facultativo, ou seja, não obrigatório, para jovens com 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 anos e pessoas analfabetas.

Transporte coletivo e horário de votação

Os ônibus do transporte coletivo da capital circulam desde a madrugada. Além disso, as passagens de volta são totalmente gratuitas para os usuários que apresentarem o comprovante de votação.

Proibido celulares e nas cabines de votação

De acordo com uma determinação do TSE, na cabine de votação, está proibido levar celular, máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados. Estes aparelhos devem ser desligados e entregues aos mesários, juntamente com documento de identidade do eleitor.

Armas

O porte de armas só será permitido aos integrantes das forças de segurança em serviço, e quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente.

A Gazeta do Acre: