X

Mutirão de cirurgias da Fundhacre inicia segundo chamamento para a realização de exames pré-operatórios

Mutirão de cirurgias da Fundhacre inicia segundo chamamento para a realização de exames pré-operatórios. Foto: Gleison Luz

O mutirão de cirurgias da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) começou a realizar novos exames pré-operatórios de pacientes inscritos na lista de espera de cirurgias do sistema de saúde do estado. A previsão é que as novas operações aconteçam em outubro.

Até o momento, 530 procedimentos cirúrgicos já foram realizados nas áreas de urologia, cirurgia-geral, ginecologia, cirurgia vascular e pediatria.  O mutirão vem seguindo três etapas, sendo elas: a realização de exames pré-operatórios, a verificação do risco cirúrgico do paciente, e a execução da cirurgia. “Conheço pessoas de baixa renda que não têm condições de fazer a cirurgia. É um mutirão que resolve a situação de muita gente”, relatou Francisco Ribeiro, que foi chamado para realizar uma cirurgia de vesícula que aguardava há três meses.

Segundo a Fundação, as maiores demandas do mutirão são das áreas da cirurgia-geral, ginecologia e urologia. Duciana Araújo, presidente da instituição, destaca a importância dos exames pré-operatórios para a realização da cirurgia: “Este é um dos momentos mais importantes, pois é a confirmação do risco cirúrgico. A triagem é fundamental e precisa ser presencial”.

O mutirão, iniciado em julho e com a data de finalização marcada para o mês de dezembro, pretende realizar em média 1.500 cirurgias.

Da Redação: