Depois de quase um mês da liberação da vacina contra Covid-19, para crianças com comorbidades, o Acre recebeu 3 mil doses da Pfizer Baby, na manhã desta sexta-feira, 11, e deve começar a aplicar as doses do imunizante, a partir de 20 de novembro, segundo informou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quilles.
A Anvisa havia autorizado a vacinação, ainda em setembro, mas o Ministério da Saúde liberou a aplicação do imunizante, no dia 13 de outubro, e o estado aguardava a nota técnica.
De acordo com Renata, as 3 mil doses são suficientes para o Acre. Inicialmente, as doses Pfizer Baby vão ser destinadas para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e que tenham alguma comorbidade.
Com a chegada da vacina, a coordenadora disse que já teve início o treinamento on-line oferecido pela Pfizer, em parceria com o Ministério da Saúde, para os servidores.
Distribuição
As doses serão distribuídas para os 22 municípios, que iniciarão a vacinação sob supervisão do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Renata alerta que, com a chegada do período de inverno, aumento da umidade, acaba favorecendo a circulação do vírus, e com isso, um aumento de casos que vem ocorrendo em alguns países e já em pelo menos quatro estados brasileiros.
“O que a gente percebe é uma tendência de circulação também aqui no estado do Acre. A nossa preocupação é que haja esse ‘conforto’ para a população, de não dar continuidade ao esquema de vacinação. Ainda temos uma parcela significativa que ainda não terminou o seu esquema vacinal, não tomou a dose de reforço. E temos também uma preocupação com as crianças, que sequer tomaram a primeira dose ou a segunda, e esse é o de maior preocupação”, pontuou.