A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) notificou nesta terça-feira, 15, mais um caso suspeito de monkeypox, a varíola dos macacos, em Rio Branco.
Desde que começaram a surgir casos da doença, já foram 31 notificações ao todo, conforme os dados divulgados pela Sesacre.
Porém, apenas um foi confirmado, com teste positivo, e o paciente já recebeu alta médica e outro com perda de seguimento.
É considerado perda de seguimento o caso que não tenha registro de vínculo epidemiológico; aquele em que paciente não realizou a coleta de exame laboratorial, ou fez, mas a amostra foi inviável; que teve resultado inconclusivo; ou, ainda, aquele que não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da apresentação dos sintomas.
A monkeypox, também chamada de varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, transmitida para humanos por meio do contato com animal, humano infectado ou material corporal humano contendo o vírus.
Entre seus sintomas estão erupções cutâneas, lesões em mucosas, febre, dor de cabeça, inchaço dos linfonodos (ínguas), dores nas costas, dores musculares e fadiga.