X

Alunos da Ufac que viajam de ônibus estão impedidos de voltar a Rio Branco devido às manifestações que bloqueiam a 364 em RO

Alunos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac) não conseguem retornar de uma viagem de ônibus, devido aos bloqueios na BR-364, realizados por grupos manifestantes contrários ao resultado das eleições. Até a manhã desta segunda-feira, 21, são cerca de 38 alunos presos na estrada de Jaci Paraná, em Rondônia, por conta do bloqueio que começou às 5h da manhã.

Os estudantes estão retornando de uma viagem realizada a cidade de São Paulo, onde participaram de um congresso de pesquisa e apresentaram trabalhos acadêmicos realizados na Ufac. Os alunos saíram da capital de São Paulo na quarta-feira, 16, para um retorno com previsão de três dias. Chegando no estado de Rondônia, os jovens foram surpreendidos pelas manifestações, impossibilitando-os a retornar para Rio Branco.

O primeiro bloqueio enfrentado foi na cidade de Cacoal, aonde eles se instalaram por dois dias no Instituto Federal de Rondônia, e utilizaram os espaços como a cantina, os banheiros e as áreas de serviços da instituição. No domingo, 20, ficaram sem abastecimento de medicamentos dos diabéticos e hipertensos que estão na viagem, que foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal.

O grupo que saiu de Cacoal na noite de ontem, após dois dias na cidade, encontrou outro bloqueio, desta vez na estrada de Jaci Paraná. Os estudantes estão ficando sem recursos para continuar viajando, já que o previsto era uma viagem de três dias.

“Não sabemos onde a PRF está, nem quando vão vir. Estamos preocupados”, relata Edwardy Oliveira, estudante do 9° período do curso.

Os alunos também estão acompanhados de um professor, e pedem que as autoridades responsáveis se comprometam com a resolução da situação.

A interdição da via pode trazer diversos transtornos, principalmente para o Acre, com o desabastecimento de alimentos, combustível e insumos utilizados no tratamento da água, que é distribuída na capital.

LEIA TAMBÉM: Sete pontos nas estradas de RO continuam bloqueados e abastecimento de combustível, água e alimentos pode ser afetado no Acre

Da Redação: