O Censo Demográfico 2022 entrevistou, desde o dia 1º de agosto, até esta quinta-feira, 3, um total de 504.972 pessoas, em mais de 212 domicílios do Acre. O balanço é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o balanço, a maioria dos entrevistados está na capital acreana, que alcançou mais de 198 mil pessoas neste período, o que corresponde a 47%.
Manoel Urbano é o município mais avançado, onde 98% da população já foi entrevistada. Já o menor índice está em Bujari, que ouviu apenas 45,6%.
De acordo com os dados, dos entrevistados, nesse período de 95 dias, 250.392 eram do sexo masculino e 254.580 do feminino. A população estimada do estado, em 2021, é de 906.876 pessoas, e os dados são comparados com esta estimativa.
Censo
Com o objetivo de retratar o Brasil, os recenseadores visitam domicílios, durante todos os dias da semana, incluindo feriados, sábados e domingos. As visitas, geralmente, ocorrem durante o dia, mas podem acontecer também durante a noite, pois, em diversos domicílios, este é o único horário em que os moradores estão presentes.
De acordo com o órgão, neste tempo de coleta, 1,3% dos domicílios visitados no Acre rejeitaram responder o recenseador. Por isso, o IBGE reforça a importância de participar do Censo, porque é a partir destes dados que são norteadas as políticas públicas do país.